Confira os episódios e fatos curiosos que ficaram para a história do dia 3 de outubro na história do Brasil e do mundo:
1930 – Golpe de Getúlio Vargas
Começou nessa data, o Golpe Militar em que Getúlio Vargas tomou o poder de Washington Luís. O movimento colocou fim à República Velha, conhecida como a República do Café com Leite, em que políticos mineiros e paulistas se revezavam no poder.
1959 – Cacareco para vereador
Em 3 de outubro de 1959, uma rinoceronte fêmea chamada de Cacareco, emprestada pelo Zoológico do Rio de Janeiro ao Zoológico de São Paulo, recebeu cerca de 100 mil votos para vereador nas eleições municipais de São Paulo. Na época, a eleição era realizada com cédulas de papel e os eleitores escreviam o nome de seu candidato de preferência e como forma de protesto contra os candidatos, ela recebeu os votos e se tornou a “candidata” mais votada no pleito. Cacareco foi devolvida ao Zoológico do Rio de Janeiro no dia 1º de outubro de 1959, alguns dias antes da eleição, e morreu em de dezembro de 1962, de nefrite aguda.
1976 – Estreia de “Carrie, a Estranha”
Em um dia como o de hoje, o filme de terror “Carrie, a Estranha”, baseado no primeiro best-seller de Stephen King, estreou nos cinemas dos Estados Unidos. Dirigido por Brian De Palma, tornou-se um clássico do terror.
1990 – Dia da reunificação da Alemanha
Desde 1990, a Alemanha celebra em 3 de outubro o Dia da Reunificação, marcando o momento histórico em que a bandeira da Alemanha Ocidental foi elevada acima do Portão de Brandemburgo, em Berlim, simbolizando a unificação do país.
Mortes
1226 – São Francisco de Assis, patrono dos animais e do meio ambiente.
2005 – Emilinha Borba, a Rainha do Rádio, cantora brasileira.
Comemorações
- Dia Mundial do Dentista
- Dia Mundial do Habitat