O dia 23 de maio marca diversos acontecimentos históricos ao redor do mundo, fatos que envolvem desde política a música. Confira o que aconteceu no túnel do tempo, em 23 de maio na história:
1536 – A pedido do Rei João III, foi instituída a Inquisição em Portugal, seu principal alvo foram judeus que haviam se convertido ao catolicismo. Estima-se que até o final do século XVIII cerca de 1.100 pessoas tenham sido queimadas vivas, outras 25 mil foram condenadas a diversas penas.
1932 – Quatro estudantes foram mortos em São Paulo pelas tropas federais, o que serviu de estopim para a Revolução Constitucionalista de 1932. Por conta da morte dos jovens que se manifestavam contra a ditadura de Getúlio Vargas, criou-se a sigla M.M.D.C com os nomes dos estudantes que perderam a vida – Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo. Além disso, essa sigla também ficou conhecida como o levante revolucionário paulista.
1937 – Neste dia morria nos Estados Unidos, John Davison Rockefeller, empresário e magnata do petróleo, fundador da empresa Standard Oil. Ele nasceu no dia 8 de julho de 1838 e foi o responsável por comandar a maior empresa do mundo e foi, por muito tempo, o homem mais rico do planeta.
1969 – A banda The Who lançou “Tommy”, o quarto álbum duplo de estúdio e o primeiro trabalho musical classificado como uma ópera rock. O álbum é considerado um verdadeiro marco na história do rock e dos musicais, sendo um sucesso que virou filme em 1975. O elenco é estelar, com a participação de Elton John, Tina Turner, Eric Clapton, Oliver Reed e Jack Nicholson, além dos próprios integrantes do The Who.
Comemorações de 22 de maio:
- Dia da Juventude Constitucionalista;
- Dia da Colonização do solo espírito-santense.
Confira mais fatos curiosos com a bancada do Jornal da Mix: