Foto: Reprodução / Divulgação / Dnit

MIXPÉDIA 27.03 | Ponte Internacional da Amizade, Marlon Brando e Renato Russo

No dia 27 de março de 1965, o presidente brasileiro Castelo Branco inaugurou a Ponte Internacional da Amizade, também conhecida como Ponte Alfredo Stroessner no Paraguai, que conecta a cidade de Foz do Iguaçu no Brasil com Ciudad del Este no Paraguai, atravessando o Rio Paraná. 

A construção da ponte, que ocorreu nas décadas de 1950 e 1960, foi muito esperada pela população da região sudoeste do Paraná, uma vez que possibilitou o escoamento mais fácil de uma grande parte da produção agrícola da área, especialmente soja, trigo e milho.

Aniversário de Renato Russo

Nasceu no dia 27 de março de 1960, no Rio de Janeiro, o vocalista, baixista, compositor e líder da banda Legião Urbana, Renato Russo. Filho do economista Renato Manfredini (de quem herdou o nome) e de Maria do Carmo de Oliveira (professora de inglês), adotou o sobrenome artístico Russo em homenagem ao inglês Bertrand Russell, ao suíço Jean-Jacques Rousseau e ao francês Henri Rousseau.

Antes de fundar a banda Legião Urbana, Renato integrou o grupo musical Aborto Elétrico, do qual saiu devido à desentendimentos com o baterista Fê Lemos. Depois, integrou a Legião Urbana, onde gravou oito álbuns de estúdio e cinco álbuns ao vivo e se consolidou como um dos mais influentes músicos do rock nacional. Deixou clássicos como “Será”, “Geração Coca-Cola”, “Que País é Este?”, “Eduardo e Mônica” e “Faroeste Caboclo”. 

Permaneceu na banda até sua morte, em 11 de outubro de 1996, no Rio de Janeiro, devido às complicações causadas pelo HIV, na época com 36 anos. Deixou um filho, o produtor cultural Giuliano Manfredini, na época com apenas 7 anos de idade.

Oscar negado por Marlon Brando

Em 1973, Marlon Brando foi vencedor do Oscar de Melhor Ator por seu papel como Vito Corleone no clássico “O Poderoso Chefão”, de 1972, porém recusou o prêmio como protesto pela forma como Hollywood retratava os povos nativos da América.

Ele não chegou nem a comparecer à cerimônia. Em seu lugar, subiu ao palco a atriz de origem indígena, Shasheen Littlefeather, presidente de um comitê indígena, fazendo um discurso em prol da causa em nome do ator. A declaração foi publicada na íntegra pela imprensa posteriormente.

De acordo com o site History, o ator já havia anunciado que iria boicotar a cerimônia e que Littlefeather apareceria em seu lugar. Marlon Brando sempre esteve envolvido em causas sociais. “A comunidade cinematográfica tem sido tão responsável quanto outra qualquer”, escreveu Brando, “por degradar o índio e ridicularizar seu caráter, descrevendo-o como selvagem, hostil e do mal”.

Saiba mais detalhes sobre esses fatos abaixo com o jornalista da Rádio Mix Blumenau, Stêvão Limana:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *