Conheça os acontecimentos do dia 28 de setembro que ficaram para a história do Brasil e de todo o mundo:
1926 – Harry Houdini é enterrado vivo
Harry Houdini, um dos mágicos mais famosos da história, realizou pela terceira vez, em um dia 28 de setembro, o truque de ser enterrado vivo. Ele ficou uma hora e 11 minutos dentro de um caixão lacrado e submerso na água durante uma performance no YMCA em Worcester, Massachusetts. Houdini havia realizado a primeira versão desse truque em 1915, quando foi enterrado em um poço de terra com 1,8 metros de profundidade, e a segunda apresentação ocorreu em uma piscina no Nova York Shelton Hotel, onde ele ficou submerso por 1 hora e 30 minutos em agosto de 1926.
1871 – Lei do Ventre Livre no Brasil
Em 28 de setembro de 1871, entrou em vigor a Lei do Ventre Livre no Brasil. Essa lei estabelecia que as crianças nascidas de mães escravizadas a partir desta data não seriam mais consideradas escravas, mas sim livres. No entanto, essas crianças deveriam permanecer sob a tutela de seus proprietários até a idade de 21 anos, quando então seriam consideradas totalmente livres. Na prática, muitas crianças nascidas sob essa lei ainda foram mantidas em condições semelhantes à escravidão.
1885 – Lei dos Sexagenários no Brasil
Outra lei que entrou em vigor no Brasil na mesma data, mas em 1885 foi a Lei dos Sexagenários, também conhecida como Lei Saraiva-Cotegipe. Essa lei concedia liberdade aos escravos que tivessem 60 anos de idade ou mais, mas exigia que os proprietários fossem indenizados por sua libertação. Além disso, os libertos ainda eram obrigados a trabalhar para seus ex-proprietários por mais três anos ou até completarem 65 anos de idade. Embora tenha tido pouco efeito prático na libertação de escravos, a Lei dos Sexagenários foi um dos passos rumo à abolição total da escravidão, que ocorreu em 1888 com a Lei Áurea.
1928 – Descoberta da penicilina
Em um dia como o de hoje, o cientista Alexander Fleming percebeu um mofo que estava matando bactérias em seu laboratório. Esse foi o início da descoberta da penicilina, o primeiro antibiótico usado para combater infecções bacterianas.
1990 – Dia da Luta pela Descriminalização e Legalização do Aborto
Desde 1990, o Dia da Luta pela Descriminalização e Legalização do Aborto na América Latina e Caribe é celebrado em 28 de setembro. Essa data foi estabelecida durante o 5º Encontro Feminista Latino-americano (EFLAC) na Argentina. O objetivo desse dia é conscientizar sobre a necessidade de discutir e abordar as questões relacionadas à legalização e descriminalização do aborto na região, onde muitos países têm leis extremamente restritivas em relação ao aborto.
Mortes
1991 – Miles Davis, foi um famoso músico de jazz, conhecido por sua habilidade no trompete e por sua influência no mundo da música, morreu aos 65 anos.
2016 – Shimon Peres, foi um ex-chefe de Estado de Israel e ganhador do Prêmio Nobel da Paz, faleceu aos 93 anos devido a um derrame cerebral.
Nascimentos
1934 – Brigitte Bardot, atriz e ativista francesa, que completa 89 anos.
1942 – Tim Maia, cantor, compositor, maestro, produtor musical, instrumentista e empresário brasileiro que morreu aos 55 anos.
1950 – Amaury Jr., apresentador de TV brasileiro, que completa 73 anos.
1956 – Roberta Miranda, cantora brasileira que comemora 67 anos.