A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) integrou uma comitiva que visitou os Estados Unidos entre os dias 16 e 20 de outubro. A missão, composta também por representantes da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), teve como objetivo aprimorar o protocolo “Fugir, Esconder e Lutar” utilizado na Rede Prevenção Escolar do estado.
O modelo estadunidense, desenvolvido desde a década de 1950 e intensificado após o trágico massacre de Columbine em 1999, foca em policiamento escolar preventivo e é amplamente adotado nos EUA.
Com base nas iniciativas adotadas pelo país norte-americano para redução da violência escolar e a criação de ambientes acolhedores, a missão catarinense resultará na elaboração de um documento em cooperação com a embaixada brasileira em Washington.
Desde 2021, A PMSC já tem repassado o protocolo Fugir, Esconder e Lutar à comunidade escolar catarinense, treinando mais de 60 mil diretores e professores e mais de 40 mil alunos foram treinados até agora.