Bandidos agiram mais uma vez na Ponte Dorval Pamplona (Ponte do Vale), em Gaspar, e roubaram a fiação da rede de iluminação pública da estrutura. Essa foi a segunda vez em dois meses e com isso, 80% dos postes estão comprometidos.
A Prefeitura de Gaspar já realizou a abertura de um boletim de ocorrências junto a policia e medidas de prevenção já estão sendo realizadas. O setor responsável pela iluminação pública da Secretaria de Obras acredita que os furtos são para a retirada do material (cobre) que fica por dentro do fio, que tem um alto valor.
Além da ponte, os fios também foram furtados de um terreno adquirido recentemente pela prefeitura junto a Universidade Regional de Blumenau (FURB), na esquina da Rua Itajaí com a Rua Madre Paulina. Quem praticou o ato, ainda usou o local para descascar os fios, levando somente o material e deixando a capa plástica desses cabos jogadas no local.
Os furtos já são registrados há alguns meses, o primeiro ato criminoso aconteceu no final de julho, e nesse final de semana novamente furtaram o local. A previsão é que na próxima semana uma equipe já comece a trabalhar no local para religar parte da iluminação da ponte, garantindo mais segurança a quem trafegar pela via.
O prejuízo está estimado em cerca de R$ 100 mil, e como uma medida preventiva para evitar futuros roubos, a administração está optando por um método aéreo para a instalação dos cabos, em vez de mantê-los enterrados no solo.
Caso presencie algum ato desse tipo, seja em espaços públicos ou privados, é possível denunciar pelos contatos da Polícia Civil (3332-1000) e da Polícia Militar (3332-2133 ou 190).