A comitiva blumenauense, liderada pelo prefeito Mário Hildebrandt e pelo Secretário de Cultura e Relações Internacionais, Sylvio Zimmermann , tem marcado presença na Alemanha com o objetivo de fortalecer as relações culturais, econômicas e educacionais entre as cidades.
Após reforçar acordos em Hasselfelde, terra natal do Dr. Blumenau, a comitiva esteve em Erfurt, cidade onde nasceu o importante naturalista e biólogo Fritz Müller. Em uma reunião com o prefeito de Erfurt, Andreas Bausewein, no histórico Salão Nobre da prefeitura, Mário Hildebrandt reforçou o interesse de tornar Blumenau e Erfurt cidades-irmãs, estabelecendo parcerias em diversas áreas.
Além disso, o prefeito de Blumenau entregou um ofício solicitando um intercâmbio de alunos blumenauenses de escolas bilíngues para a Alemanha, planejado para ocorrer em 2024. A proposta visa proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecer a cultura alemã e estabelecer laços de amizade entre as cidades.

Outro pedido importante feito por Hildebrandt foi o tombamento e revitalização da casa em que Fritz Müller viveu em Erfurt. O naturalista é um personagem de grande importância na história de Blumenau e proporcionar o conhecimento sobre sua trajetória aos estudantes de Erfurt é uma maneira de homenagear sua contribuição para a ciência e preservar sua memória.
“Além dos assuntos específicos, tivemos a oportunidade de entregar ao prefeito de Erfurt um convite em alemão para participar da Oktoberfest em Blumenau. Eles estão programando uma ida para nossa cidade e uma agenda com setores específicos do município. Também recebemos um convite para a abertura da Oktoberfest de Erfurt, que aqui ocorre nas praças centrais da cidade”, destacou o prefeito.
Hasselfelde

Antes da visita a Erfurt, a comitiva blumenauense já havia prestigiado a cidade de Hasselfelde, terra natal do Dr. Blumenau. Na ocasião, um encontro ocorreu no museu Blumenau-Museum Hasselfeld, onde estiveram presentes o prefeito Ronald Fiebelkorn e a bisneta do Dr. Blumenau, Jutta Blumenau. Nessa visita, Mário Hildebrandt formalizou a intenção de transformar Hasselfelde em cidade-irmã, possibilitando uma maior cooperação entre as duas localidades.
Uma das medidas mais importantes após a formalização do acordo de cidade-irmã seria a revitalização do Blumenau-Museum Hasselfelde. O museu abriga objetos pessoais e arquivos do Dr. Blumenau, além de diversas referências à cidade de Blumenau, no Brasil. O prefeito Hildebrandt propôs a criação de um ambiente específico, mais moderno e interativo, dedicado exclusivamente à história e legado do Dr. Blumenau.