Com o mês de agosto marcando a transição do inverno para a primavera em Santa Catarina, a Defesa Civil Estadual fez um alerta para a chegada do fenômeno El Niño durante os próximos meses.
Essa mudança climática é responsável por alterar os padrões de chuvas no estado, tornando-as mais frequentes e intensas. De acordo com os especialistas, agosto é o mês em que são esperados os menores acumulados de chuva do ano, mas a chegada do El Niño pode trazer uma reviravolta nesse cenário.
“A previsão é de que o fenômeno El Niño se configure ao longo do outono, mas como aquecimento das águas do Oceano Pacífico, a expectativa é de que as chuvas fiquem dentro, ligeiramente acima da média, em Santa Catarina. De maneira geral, as temperaturas também devem ficar acima do esperado. Não se descartam episódios de frio intenso, mas estes tendem a ser menos frequentes e duradouros, além de intercalados por períodos mais aquecidos”, explica a meteorologista da Defesa Civil de Santa Catarina, Nicole Reis.
Por conta da chuva ser mais frequente, a condição de estiagem no oeste e extremo oeste tende a diminuir também.
Para receber essas informações e alertas climáticos diretamente em seu celular, basta realizar um simples cadastro enviando o CEP de sua cidade por SMS para o número 40199.