Foto: Reprodução/PRF

PRF inicia Operação Dia do Trabalhador 2023 e dá início a Campanha do Maio Amarelo

A Polícia Rodoviária Federal iniciou hoje, 26, em todo o Brasil, a Operação Dia do Trabalhador 2023, que se estende até 23h59 de segunda dia 1º de maio. Será o terceiro “final de semana prolongado” em menos de um mês.

Como excesso de velocidade, ultrapassagens indevidas, direção sob influência de álcool, manipulação do celular ao volante e não uso do cinto de segurança são o foco da fiscalização, conforme explica o policial rodoviário Adriano Fiamoncini:

“Vamos manter a mobilização policial já executada nas Operações Semana Santa e Tiradentes. Iniciando a mobilização para o Maio Amarelo, mês de conscientização sobre as vítimas no trânsito, a PRF promoverá ações educativas buscando sensibilizar motoristas e passageiros de seus papéis na redução de acidentes”.

Em algumas Unidades Operacionais, o condutor poderá ser parado e convidado a assistir vídeos que mostram comportamentos no trânsito e as consequências dessas condutas. A expectativa da PRF é de que uma abordagem baseada na educação e na conscientização dos usuários de vias públicas, aliada à fiscalização rigorosa, possa alcançar resultados mais consistentes na redução de mortos e feridos no trânsito.

A opção pela “conscientização no trânsito” deve-se ao fato de que 77% dos acidentes ocorridos nos primeiros três meses de 2023 tiveram como causa escolhas erradas por parte dos motoristas. De acordo com os dados apresentados pela Diretoria de Operações da PRF, são exemplos desse tipo de conduta evitável: ultrapassagens indevidas, velocidade incompatível, ingestão de álcool, falta de atenção e desobediência às leis de trânsito. 

Restrição do tráfego

Para aumentar a fluidez do trânsito e diminuir o risco de acidentes, haverá restrição de tráfego para veículos de cargas excedentes, ou seja, que ultrapassam as dimensões máximas permitidas e que precisam de AET (Autorização Especial de Trânsito), nos seguintes dias e horários:

Sexta-feira, 28/04, das 16h às 22h;

Sábado, 29/04, das 06h às 12h;

Segunda, 01/05, das 16h às 22h.

Em Santa Catarina, esta restrição vale apenas para as BRs 116, 280, 282 e 470.

Ocorrências sem gravidade

Em caso de acidente sem vítimas, somente com danos materiais e em que o veículo ainda possa rodar com segurança, o envolvido tem a obrigação de liberar a via. Ele também pode optar por fazer o registro da ocorrência em casa, pela internet, preenchendo a DAT (Declaração de Acidente de Trânsito). O documento tem valor legal, é reconhecido por outros órgãos e seguradoras. Endereço: www.prf.gov.br/declarante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *