Um professor de história da rede estadual de ensino de Imbituba, apareceu em um vídeo dentro da sala de aula dizendo que admira Hitler, que viralizou na internet na semana passada. Ele já havia encaminhado mensagens nazistas em um grupo de mensagens em outubro do ano passado, sendo afastado por 90 dias na época.
O professor foi indiciado pela Polícia Civil por apologia ao crime e racismo. Nas mensagens, o ele escreveu que “Hitler foi melhor que Jesus, pelo menos expurgou o que não prestava”. Além disso, ele afirmou que “queria ser o cara responsável por expelir o gás (em quem votou no PT)”.
O inquérito policial foi concluído pelo delegado responsável pelo caso, Juliano Baesso, na última sexta-feira, 17. Os documentos foram encaminhados ao poder judiciário para apurar a prática dos crimes.
A Secretaria de Estado da Educação (SED) se pronunciou sobre o ocorrido:
“A Secretaria de Estado da Educação (SED), por meio da Coordenadoria Regional de Laguna, informa que, assim que tomou conhecimento da conduta do professor na manhã desta terça-feira, 14, começou a tomar todas as medidas cabíveis, visto que há um processo em andamento. O afastamento do professor foi prorrogado 60 dias e a SED informa que irá tomar todas as providências dentro da legalidade”.