A Hangar 33, marca de roupas masculinas de Jaraguá do Sul, adquiriu recentemente uma réplica do primeiro avião fabricado em série no mundo, a Demoiselle, projetado por Santos Dumont, que voou pela primeira vez em 1907. O modelo foi construído pelo Instituto Arruda Botelho (IAB) em 2006 e foi comprado pela Hangar para compor uma coleção de 14 aviões e helicópteros.
Movido pela paixão do presidente Dênis Luiz Lunelli pelo universo da aviação, o Grupo Lunelli criou a marca Hangar 33, cujo acervo serve de inspiração para a produção de coleções de roupas. Logo esse acervo passará a ser exposto ao público, no aeroporto Quero-quero, onde estão os outros aviões históricos.
De acordo com a Aero Magazine, a réplica de estilo similar a um ultraleve está em perfeitas condições de voo e seguiu a planta original, com melhoramentos de aerodinâmica e utilização de materiais modernos como o alumínio no lugar das estruturas de bambu. Os modelos, de alto valor histórico, recebem mais de 6.500 horas de manutenção e cuidados específicos por ano.
A coleção, iniciada em 2012 em Blumenau, reúne os dois únicos exemplares em condições de voo do biplano monomotor russo Antonov AN-2, uma réplica do Fokker DR.1, modelo utilizado na Primeira Guerra Mundial por Von Richthoffen, o Barão Vermelho, e um Paulistinha CAP-4, que formou gerações de pilotos comerciais por todo o Brasil.