Foto: Reprodução / Acaprena

Acaprena completa 50 anos de história e promove programação especial de aniversário

Acaprena, Associação Catarinense de Preservação da Natureza, completa hoje, 5 de maio, 50 anos de história. É a ONG Ambientalista mais antiga de Santa Catarina, iniciando as atividades em 1973.

A comemoração especial de aniversário já começou a algumas semanas, com ações como a de travessia a pé e de bicicleta pelo Parque Nacional Serra do Itajaí e um dia inteiro de caminhada de 28 km pela Mata Atlântica, que teve a participação de 70 pessoas – sendo 13 ciclistas.

Desde o dia 1º de abril, a Associação realiza uma exposição no saguão do bloco A da FURB, Universidade Regional de Blumenau, e ficará aberta ao público até o dia 11 de maio. Ainda no local, foi realizado nesta manhã, 5, o lançamento de um livro com todo o histórico de atividades da Acaprena pela preservação do Meio Ambiente.

Sobre a Associação Catarinense de Preservação da Natureza

A Acaprena foi fundada no bloco A da FURB, como Associação Catarinense de Defesa da Flora e Fauna (ACDFF), por um grupo de estudantes do antigo curso de história natural, que agora é ciências biológicas, apoiada por professores do mesmo curso. Um ano depois, ganhou o nome que tem hoje.

Embora abrigada fisicamente no campus 1, a entidade não faz parte institucional da Universidade, mas manteve uma relação de parceria ao longo dos anos, fundamental para o êxito das atividades. Surgiu antes mesmo, dos órgãos oficiais de proteção ao meio ambiente.

Foi reconhecida e participou ativamente de diversos conselhos e comissões ligados à proteção ambiental, como o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí, os Conselhos Municipais do Meio Ambiente, de Planejamento e de Saneamento de Blumenau e o Conselho Estadual do Meio Ambiente, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *