Stêvão

Ataque em creche de Blumenau: suspeito é preso e medidas de segurança são tomadas

Na manhã desta quarta-feira, 5, um homem de 25 anos invadiu a creche Cantinho Bom Pastor, localizada na rua Caçadores, no bairro Velha em Blumenau. O ataque resultou na morte de quatro crianças e deixou outras cinco feridas, sendo duas meninas e dois meninos. Uma das vítimas feridas já foi liberada, enquanto as outras quatro permanecem internadas no hospital Santo Antônio.

Os relatos de pais e testemunhas presentes no local descrevem a tristeza e comoção diante do ocorrido. As crianças estavam brincando no pátio da creche quando o ataque aconteceu. Algumas conseguiram escapar, enquanto outras foram protegidas por uma professora que as trancou em um local seguro para evitar que fossem atacadas pelo suspeito.

O homem, que portava um machado no momento do crime, se entregou na sede do 10º BPM (Batalhão de Polícia Militar), no bairro Vila Nova, sendo preso e encaminhado à Polícia Civil para as devidas providências. Ele será indiciado pelos crimes de quatro homicídios triplamente qualificados e quatro tentativas de assassinato.

Durante a tarde do mesmo dia, a Polícia Civil divulgou informações sobre o autor do massacre, que possuía quatro passagens pela polícia, incluindo porte de drogas, briga em casa noturna e dois casos de esfaqueamento – um em seu padrasto e outro em um cão.

Motivações do ataque

O delegado-geral Ulisses Gabriel negou que o criminoso de 25 anos tenha sido motivado por um jogo online, como sugerido por rumores. A motivação do crime ainda não foi informada, mas a investigação continua em andamento para estabelecer um perfil comportamental do autor e apurar detalhes em suas redes sociais.

Pronunciamento de Lula

Nas redes sociais, grandes nomes se pronunciaram sobre o ataque. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prestou sentimentos às famílias das vítimas e à cidade de Blumenau:

“Não há dor maior que a de uma família que perde seus filhos ou netos, ainda mais em um ato de violência contra crianças inocentes e indefesas. Meus sentimentos e preces para as famílias das vítimas e comunidade de Blumenau diante da monstruosidade ocorrida na creche Bom Pastor. Para qualquer ser humano que tenha o sentimento cristão, uma tragédia como essa é inaceitável, um comportamento, um ato absurdo de ódio e covardia como esse”, escreveu.

Medidas de segurança

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou nesta quarta-feira, 5, um repasse de R$ 150 milhões aos municípios brasileiros para investimento em rondas escolares, diante dos recentes casos de ataques em instituições de ensino e do massacre em Blumenau.

A determinação foi feita pelo presidente Lula (PT), e o primeiro edital deve ser divulgado na próxima semana. Durante uma reunião com as principais entidades estudantis do país, o ministro afirmou que a preocupação com a violência nas escolas e universidades é anterior ao evento em Blumenau, mas que este reforçou a necessidade de medidas de segurança.

“Em um dia muito difícil para o nosso país, em que mais uma vez vimos a ocorrência de violência no ambiente educacional, recebi aqui no Ministério da Justiça e Segurança Pública as entidades máximas representativas de todos os estudantes brasileiros desde as escolas até a pós-graduação. Nós discutimos vários temas e, obviamente, recebi documentos relativos a essa preocupação das entidades estudantis com a violência nas escolas e universidades. Essa preocupação antecede a esse terrível evento em Blumenau, mas foi, infelizmente, reforçada por esta tragédia”, afirmou o ministro.

*Texto com informações dos veículos O Município e ND+.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *