O índice de Cidades Empreendedoras 2023 (ICE), levantamento nacional, colocou Blumenau na posição de número 13 entre as cidades brasileiras com maior potencial para o desenvolvimento de negócios no país. A cidade subiu sete posições em relação ao ranking do ano passado e se tornou a terceira melhor cidade do estado.
O ICE é um indicador elaborado pelo Governo Federal e avalia sete aspectos essenciais para o empreendedorismo: Ambiente Regulatório, Infraestrutura, Mercado, Acesso Capital, Inovação, Capital Humano e Cultura Empreendedora. Blumenau se destacou principalmente nos pilares de Inovação, com nota 7.79, e Ambiente Regulatório, com nota 7.14.
“A pontuação não é uma surpresa, já que Blumenau investe em políticas públicas que favorecem o desenvolvimento do empreendedorismo na cidade. Prova disso são os excelentes números da nossa Praça do Empreendedor, porta de entrada para quem deseja abrir sua empresa. Em 2022 foram 21 mil atendimentos, o maior número de Santa Catarina”, diz o secretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Rodrigues.
Duas cidades catarinenses ficaram no topo do ranking, Florianópolis com a 2ª posição e Joinville com a 3ª. O primeiro lugar ficou com a cidade de São Paulo.