Foto: Marcelo Martins / Reprodução

Blumenau passa a emitir o Certificado Internacional de Vacinação on-line

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), anunciou uma mudança no processo de emissão do Certificado Internacional de Vacinação (CIVP), que o torna totalmente online.

Agora, os cidadãos de Blumenau podem solicitar, acompanhar e receber o Certificado Internacional de Vacinação pelo site ou aplicativo Gov.br. Após a aplicação da vacina em qualquer unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) ou em serviços de vacinação privados credenciados, o certificado pode ser emitido e impresso em qualquer lugar do mundo. Sua validade tem início 10 dias após a data de vacinação e é vitalícia, sem custo para o cidadão.

Para que serve

O Certificado Internacional de Vacinação comprova a vacinação contra a febre amarela e é um documento essencial para os viajantes, sendo exigido em mais de 100 países. O serviço está disponível para pessoas vacinadas no Brasil que irão viajar para países que exigem o CIVP, bem como para estrangeiros ou pessoas sem CPF, desde que outra pessoa com o cadastro de pessoa física abra a solicitação.

Para aqueles que tomaram a vacina de febre amarela a partir de 30 de dezembro de 2022 e cujo registro foi enviado pela sala de vacina para a base do MS, o Certificado estará disponível no ConecteSus. Caso o registro não tenha sido comunicado, a equipe da Vigilância Epidemiológica de Blumenau está disponível pelo telefone (47) 3381-7900 para orientar sobre como proceder.

Passo a passo

O usuário deve:

  1. Acessar o App ou site www.gov.br, criar um usuário (caso ainda não tenha acesso);
  2. Buscar por Certificado Internacional de Vacinação (CIVP);
  3. Digitar usuário e senha;
  4. Preencher o formulário de emissão do CIVP;
  5. Colocar os dados da vacina e aceitar o termo de confiabilidade;
  6. Enviar a solicitação e aguardar a análise por parte da Anvisa, que leva cerca de uma semana;
  7. Imprimir o cartão e assinar no local indicado. O arquivo fica disponível para impressão sempre que necessário.

O certificado de vacinação pode ser acompanhado pelo site CIVP ou App e também pelo e-mail cadastrado no Gov.br. Sempre que necessário, o arquivo fica disponível para impressão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *