O Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com a SaferNet Brasil, criou um canal exclusivo na internet para o recebimento de informações sobre ameaças e ataques contra as escolas. Essa é uma das ações da Operação Escola Segura que teve início no dia 6 de abril, em decorrência aos recentes atos de violência em instituições de ensino que ocorreram em Blumenau e São Paulo.
Todas as denúncias são anônimas e as informações enviadas pelo site https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura serão mantidas sob sigilo. O interessado em fazer a denúncia deverá inserir o maior número de informações possível para que se possa analisar corretamente a ocorrência.
Para facilitar a análise, o Governo recomenda o preenchimento do campo “Comentário” com as informações relevantes da ocorrência, tais como o Município, Estado, Escola da denúncia e Mídia Social de origem da ocorrência.
A análise será feita pela equipe do Ciberlab da Secretaria Nacional de Segurança Pública, em que cerca de 51 chefes de delegacias de investigação, 89 chefes de agências de inteligência (incluindo Polícias Militares e Civis estaduais) e 25 policiais federais trabalham de forma integrada no monitoramento de ameaças.
Além do site, o governo disponibilizou o número de WhatsApp (61) 99611-0100, para denúncias de ataques contra escolas e de violação de direitos humanos. O Disque 100 é um canal gratuito e os denunciantes podem enviar mensagens de texto, áudios, fotos, arquivos multimídia, links ou URLs. Não há a necessidade de se identificar.