Uma equipe composta pelo Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e pelo SAMU auxiliou a SC Transplantes na captação do coração de um menino que faleceu em um acidente de trânsito na BR-470, em Blumenau. O órgão seria transplantado em uma criança de apenas quatro anos que sofria de uma inflamação cardíaca e aguardava um doador compatível em São Paulo.
A operação de retirada do coração foi realizada pela equipe médica que veio de São Paulo em um avião da Força Aérea Brasileira, com o suporte da aeronave Arcanjo-01, que transportou a equipe de Navegantes para Blumenau. Devido ao curto período de sobrevida do órgão após a retirada, a utilização de aeronaves foi fundamental para garantir o sucesso do transplante.
Após a retirada, o coração foi transportado pela equipe médica em um avião para Blumenau, onde embarcou em um voo da FAB para São Paulo. Local em que seria realizado o procedimento de implante na criança receptora.
A família do menino de oito anos que faleceu no Hospital Santo Antônio autorizou a doação de órgãos após a confirmação da morte encefálica da criança.