Foi em um dia como o de hoje, 5 de setembro, que diversos acontecimentos ficaram marcados na história do Mundo. Confira os fatos curiosos do dia:
1941 – Lançamento de “Cidadão Kane”
Em um dia como o de hoje, mas em 1941, o filme “Cidadão Kane”, dirigido por Orson Welles, foi lançado. É considerado um dos filmes mais importantes da história do cinema e inovou em aspectos de cinematografia, música e estrutura narrativa. O filme foi indicado para nove categorias do Oscar e ganhou a estatueta de Melhor Roteiro Original. Além de dirigir e participar do roteiro, Welles, que tinha apenas 26 anos de idade, também produziu e atuou no filme.
1972 – Massacre nos Jogos Olímpicos de Munique
Em 5 de setembro de 1972, ocorreu o terrível episódio conhecido como Massacre de Munique, na Alemanha, durante os Jogos Olímpicos. O grupo terrorista palestino “Setembro Negro” atacou e fez reféns 11 atletas israelenses em Munique. Dois atletas morreram no ataque e os outros nove foram assassinados no dia seguinte. Cinco terroristas e um agente da polícia alemã também morreram durante a operação. O evento também ficou marcado pela falta de preparo da polícia alemã para lidar com a situação.
Mortes
1997 – Madre Teresa de Calcutá, missionária e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, que faleceu aos 87 anos.
2018 – Beatriz Segall, atriz brasileira, conhecida por seus papéis marcantes na televisão, como Odete Roitman na novela “Vale Tudo”, faleceu aos 92 anos.
Nascimentos
1946 – Freddie Mercury, lendário vocalista da banda Queen que faleceu aos 45 anos.
1951 – Michael Keaton, ator norte-americano que completa 72 anos.
1975 – Criolo, rapper brasileiroque comemora 48 anos.
Datas Comemorativas
- Dia Internacional da Caridade.
- Dia Internacional da Mulher Indígena.
- Dia do Irmão.
- Dia do Oficial de Justiça.
- Dia da Amazônia.
- Dia da Raça.
* Foto da capa: Memorial na frente dos quartos dos atletas israelenses. A inscrição, em alemão e hebraico, lê-se: A equipe do Estado de Israel permaneceu neste edifício durante os Jogos Olímpicos de Verão de 21 de agosto a 5 de setembro 1972. Em 5 de setembro, teve uma morte violenta. Honra de sua memória – Foto: Reprodução / Wikipédia