No calendário do dia 16 de agosto, o Brasil e o mundo registraram uma série de acontecimentos que ficaram para a história e que hoje são relembrados no Mixpédia:
1822 – Hino da Independência do Brasil
Em um dia como o de hoje, mas no ano de 1822, Evaristo da Veiga compôs o Hino da Independência do Brasil, que se tornou o hino oficial durante o Império do Brasil. A letra, inicialmente chamada de “Hino Constitucional Brasiliense”, foi transformada no Hino da Independência em 1824.
1852 – Fundação de Teresina
Em 16 de agosto de 1852, é fundada a cidade de Teresina, capital do Piauí. De acordo com o IPEA, Teresina é a terceira capital mais segura do Brasil, mas apresenta o segundo pior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) entre as capitais do nordeste. Seu nome homenageia a imperatriz Teresa Cristina Maria de Bourbon e foi a primeira capital do Brasil especificamente planejada para substituir outra já existente.
1960 – Psicose de Hitchcock
Nesta data, o suspense “Psicose”, dirigido por Alfred Hitchcock, estreou em Nova York. Apesar da falta de violência explícita, o filme causou impacto psicológico e é considerado uma obra-prima. Apesar de ser inicialmente criticado, o filme se tornou um sucesso comercial e recebeu vários prêmios.
1989 – Tempestade Geomagnética
Uma tempestade geomagnética causada por uma grande tempestade solar X20 afetou microchips e suspendeu a negociação de ações em Toronto. Essa foi a segunda tempestade solar a impactar o Canadá. Esse evento levou empresas de energia a considerar os riscos das correntes geomagneticamente induzidas.
Segundo o Centro de Previsão de Clima Espacial, da NOAA e a CNN, uma tempestade geomagnética é um grande distúrbio do campo que protege a Terra de condições climáticas interplanetárias e ocorre quando há uma troca muito eficiente de energia do vento solar para o ambiente espacial ao redor do planeta. Esses eventos resultam de variações no vento solar que produzem grandes mudanças nas correntes, plasmas e campos na magnetosfera terrestre.
1992 – Manifestações e Impeachment de Collor
Em um dia como o de hoje, milhares de brasileiros foram às ruas vestidos de preto e com os rostos pintados de verde e amarelo para pedir a saída do presidente brasileiro Fernando Collor, acusado de corrupção e medidas econômicas impopulares. Pouco mais de um mês depois, a Câmara aprovou o impeachment. Itamar Franco, vice-presidente na época, assumiu a presidência.
2008 – Conquista Olímpica de César Cielo
César Cielo conquistou a primeira medalha de ouro olímpica para o Brasil na natação, em Pequim, vencendo os 50 metros livre e estabelecendo um recorde olímpico. Ele também conquistou o bronze nos 100 metros livre. No ano seguinte, 2009, Cielo bateu o recorde mundial em uma competição em São Paulo. Até hoje ninguém conseguiu superar essa marca.
Mortes
1977 – Elvis Presley, o “Rei do Rock,” morre em casa aos 42 anos, sob circunstâncias nunca esclarecidas.
2008 – Dorival Caymmi, cantor e compositor baiano, falece aos 94 anos em decorrência de um câncer no rim.
2016 – Elke Maravilha, ícone da TV brasileira, morre aos 71 anos por problemas decorrentes de uma úlcera.
2018 – Aretha Franklin, a “Rainha do Soul,” falece aos 76 anos por conta de um câncer no pâncreas. É dona de sucessos como “Respect”, “Natural Woman” e “I Say a Little Prayer”.
Nascimentos
1920 – Charles Bukowski, poeta, contista e romancista alemão, que faleceu em 9 de março de 1994, aos 73 anos.
1923 – Millôr Fernandes, escritor, poeta e humorista brasileiro, que morreu em 27 de março de 2012, aos 88 anos.
1948 – Odair José, cantor e compositor brasileiro, que completa 75 anos.
1951 – Marcelo Nova, cantor e compositor baiano, líder do Camisa de Vênus, que comemora 72 anos.
1958 – Madonna, cantora, compositora, produtora musical, atriz, escritora, dançarina e empresária norte-americana que comemora 65 anos.
1962 – Steve Carell, ator, humorista, dublador, produtor, roteirista e diretor norte-americano que comemora 61 anos.