Neste dia, 25 de setembro, eventos e marcos culturais deixaram sua marca no curso da história. Conheça mais sobre esses momentos que moldaram o mundo até os dias de hoje:
275 – Último imperador romano escolhido pelo Senado
Marco Cláudio Tácito tornou-se imperador de Roma após ser escolhido pelo Senado. Este evento marcou a última vez em que os senadores romanos participaram da escolha de um imperador em 275. Ele tinha 75 anos na época e o seu reinado durou apenas nove meses. Nos 40 anos que antecederam a indicação de Tácito, o Império Romano havia sido governado por uma série de usurpadores e imperadores escolhidos pelo exército.
1515 – Descoberta do Oceano Pacífico
Em um dia como o de hoje, o explorador espanhol Vasco Núñez de Balboa fez uma das descobertas mais significativas da história das viagens de exploração europeias. Ele se tornou o primeiro europeu a avistar o Oceano Pacífico, que ele chamou de “Mar do Sul” e o primeiro europeu a fundar uma cidade permanente em terras continentais americanas. Essa descoberta abriu caminho para futuras explorações e para o comércio entre a América e a Ásia.
1956 – Primeiro cabo telefônico transatlântico submarino
Nesta data, foi inaugurado o primeiro sistema de cabo telefônico transatlântico submarino, conhecido como TAT-1 (Transatlantic No. 1). Ele foi estabelecido entre Gallanach Bay, na Escócia, e Clarenville, Newfoundland, no Canadá, e operou até 1978. O TAT-1 permitiu comunicações telefônicas diretas entre a Europa e a América do Norte através do oceano Atlântico. Inicialmente com 36 canais, sua capacidade foi aumentada para 48. Esse marco histórico abriu caminho para a expansão das comunicações globais por cabo submarino.
1978 – Voo Pacific Southwest Airlines 182
O voo Pacific Southwest Airlines 182 foi um voo regular operado por um Boeing 727-214 que fazia a rota doméstica de Sacramento a San Diego com uma escala na cidade de Los Angeles, Califórnia. O Boeing 727 da PSA colidiu no ar com um Cessna 172, que resultou na queda da aeronave em San Diego e na morte de 144 pessoas.
1980 – Fim do Led Zeppelin
Em 25 de setembro de 1980, a banda de rock Led Zeppelin enfrentou um momento difícil que marcou o fim da banda. O baterista John Bonham, considerado um dos maiores bateristas da história do rock, faleceu aos 32 anos por conta de um sufocamento pelo próprio vômito depois de uma noite de excessos com álcool. A morte de Bonham levou os membros remanescentes da banda a anunciarem oficialmente o fim do Led Zeppelin em dezembro de 1980. O Led Zeppelin é uma das bandas mais icônicas do rock, conhecida pelos hits como “Stairway to Heaven” e “Whole Lotta Love”.
Comemorações
- Dia Internacional do Farmacêutico
- Dia Nacional da Rádio
- Dia Nacional do Trânsito
Confira o Mixpédia de hoje na íntegra, com o jornalista da bancada da Rádio Mix, Pancho: