Foto:  Canva / Reprodução

Pix brasileiro passa a ser aceito no mercado argentino; saiba como essa forma de pagamento está conquistado o comércio na fronteira

O Pix, que surgiu como uma inovação no Brasil, está conquistando espaço também na Argentina, principalmente em locais turísticos próximos à fronteira com o Brasil, como Puerto Iguazú. Desde junho, o sistema já pode ser utilizado em lojas de todo o território argentino, e tem sido uma opção vantajosa para comerciantes que desejam atrair turistas brasileiros, que representam o terceiro maior grupo de visitantes na Argentina.

A plataforma de pagamentos digitais KamiPay liderou a iniciativa, permitindo que os pagamentos sejam feitos em reais através de QR code, utilizando a tecnologia blockchain para agilizar as operações. A adoção do Pix proporciona aos comerciantes uma forma rápida de receber dinheiro, evitando as perdas causadas pela inflação argentina, que ultrapassa 100% ao ano.

Além de facilitar a vida dos turistas brasileiros, o Pix tem sido uma alternativa positiva para os comerciantes locais. Com o real valorizado em relação ao peso argentino, os estabelecimentos têm buscado aceitar essa forma de pagamento para se adaptarem às preferências dos visitantes e garantirem a continuidade dos negócios.

A KamiPay, com parceiros no Brasil, viu na afluência de brasileiros na Argentina uma oportunidade de negócios e busca expandir seu “Pix tipo exportação” também para outros países, como Uruguai e México.

Estados Unidos

Enquanto o Pix se popularizou na Argentina, nos Estados Unidos, o Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos EUA) lançou o FedNow, um sistema de pagamentos instantâneos semelhante ao Pix brasileiro. A ferramenta estará disponível, inicialmente, para 35 bancos e cooperativas de crédito, permitindo que os usuários realizem transferências financeiras 24 horas por dia, sete dias por semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *