A Polícia Civil de Santa Catarina realizou nesta quinta-feira, 27, uma solenidade em comemoração aos seus 211 anos de serviço à população catarinense.
Durante a cerimônia, o delegado-geral, Ulisses Gabriel, apresentou o planejamento estratégico da instituição para os próximos doze anos. Esse plano visa estabelecer projetos de Estado para Santa Catarina, com base em um planejamento contínuo e abrangente, considerando aspectos como a governança na Polícia Civil, o relacionamento com a comunidade, o efetivo e sua qualificação.
Dentre as novidades apresentadas, destaca-se o Sistema Único de Denúncias, uma ferramenta que visa agilizar o processo de investigação. “Hoje nós temos vários canais de denúncias, como o site da Polícia Civil, o 181 e o WhatsApp. Com o Sistema Único de Denúncias, todas as denúncias serão centralizadas em um único local e, em seguida, distribuídas de forma ágil para as delegacias responsáveis”, explicou Ulisses Gabriel.
De acordo com o delegado-geral, todas as denúncias que chegarem à Polícia Civil serão registradas e transformadas em documentos virtuais, por meio de Inteligência Artificial. A partir daí, serão encaminhadas instantaneamente para as respectivas delegacias, possibilitando que a informação circule de forma mais rápida e eficiente, acelerando o andamento das investigações.
Outra importante medida é a fase de implantação do Inquérito Policial Digital, que proporcionará a digitalização completa das investigações, conectando-se ao sistema do poder judiciário e evitando retrabalhos.
211 anos da Polícia Civil
A cerimônia, realizada na Acadepol, em Florianópolis, contou com a presença do governador Jorginho Mello, da vice-governadora Marilisa Bohem, do delegado-geral Ulisses Gabriel, do Secretário da Segurança Pública, Paulo Cezar Ramos de Oliveira, e outras autoridades.