Até o final de maio, o primeiro trecho do acesso Norte renovado para Blumenau deve ser finalizado através da extensão da Via Expressa.
Originalmente, o contrato entre a Secretaria de Estado da Infraestrutura e a empreiteira Cetenco previa a conclusão para a última sexta-feira, 31, no entanto, devido ao atraso na aplicação de asfalto na parte final do trecho de 3,2 km, o prazo foi estendido por mais 60 dias. O trecho de 3,2 quilômetros é apenas o primeiro de um total de 15.
O progresso das obras vem desde a BR-470, com pistas duplas se estendendo pelo bairro Fidélis, atravessando a Rua Guilherme Scharf. Como é uma obra realizada pelo Estado, sem a participação das prefeituras locais, a mudança de governo não afetou o financiamento ou o andamento dos trabalhos.
No entanto, o prolongamento da Via Expressa, que passa por Belchior em Gaspar e segue até a região da Vila Itoupava, requer projetos, licenças ambientais, desapropriações e a licitação de 15 viadutos que não foram incluídos no contrato com a Cetenco.