A representação catarinense na Câmara dos Deputados pode ganhar novos rostos, a partir da próxima legislatura, que tem início em 2027. O Supremo Tribunal Federal (STF), formou uma maioria na última sexta-feira, 25, para solicitar ao Congresso Nacional a revisão da proporção de deputados federais por estado e Distrito Federal.
Segundo essa decisão, a revisão deve ser efetuada por meio de uma lei complementar até o dia 30 de junho de 2025. Os números deverão ser atualizados de acordo com a população de cada unidade da federação, conforme indicadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Censo de 2022.
Santa Catarina teve um aumento de 21,7% em sua população e por conta disso, a previsão é de que o estado possa ganhar até mais quatro vagas na Câmara, como prevê um estudo do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar. Atualmente, o estado conta com dezesseis representantes na Câmara.
Mas, enquanto algumas unidades federativas podem ganhar força na esfera legislativa, o número total de deputados federais será mantido em 513. Assim como permanecerão os limites mínimo (oito) e máximo (70) de parlamentares por estado.