No fim de semana, Blumenau registrou a quarta enchente no mês de outubro. Após chuvas fortes e persistentes no sábado, 28, e na madrugada de domingo, 29, o nível do Rio Itajaí-Açu alcançou 8,38 metros no domingo à tarde.O volume de água começou a baixar a partir das 19h.
Quanto ao número de ocorrências atendidas pela Defesa Civil, 23 chamados foram registrados, sendo 17 por deslizamentos de terra, 3 por quedas de árvores e 3 análises de risco. Cinco ruas nos bairros Itoupava Norte e Fortaleza foram atingidas pelas águas.
Já o número de pessoas em abrigos subiu para 10 pessoas, na noite de domingo, sendo seis adultos, dois adolescentes e duas crianças, cinco gatos e três cachorros. O abrigo ativado é o da Igreja Evangélica Livre, que fica na Rua Cidade de Salvador, 89, no bairro Itoupava Norte.
Número histórico
Essa foi a primeira vez na história da cidade que quatro enchentes são registradas no mesmo mês. As demais enchentes foram registradas no dia 5 de outubro (8,78 m), a segunda no dia 8 (10,19 m), a terceira no dia 12 (10,76), e a quarta neste domingo.
Em 1957 e em 1983, a cidade também registrou quatro enchentes, mas em meses diferentes. Em 1973 foram registradas cinco enchentes e três delas aconteceram no mês de julho.
Ocorrências no estado
Choveu mais do que o esperado em Santa Catarina neste fim de semana, segundo a Defesa Civil Estadual. As regiões mais afetadas foram o Extremo-Oeste e o Planalto Norte.
Em cidades como Dionísio Cerqueira, foram registrados 215 milímetros de chuva, enquanto Itaiópolis e Witmarsum enfrentaram 187 milímetros e 186 milímetros, respectivamente.
O Governador Jorginho Mello anunciou planos para uma dragagem dos rios e solicitou recursos no orçamento da União para financiar esse serviço.
Com mais chuvas previstas, o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, Fabiano de Souza, enfatizou a importância da precaução, alertando para o risco de deslizamentos de terra, dado que o solo permanece encharcado pelas chuvas recentes.
Tragédia em Witmarsum
Foi encontrado na tarde de domingo o corpo de um homem de 24 anos de idade, que perdeu a vida quando seu veículo foi arrastado pela correnteza ao tentar atravessar uma área alagada na Rua 7 de Setembro, em Witmarsun, no Alto Vale do Itajaí.
Uma mulher e uma criança que também estavam no carro conseguiram escapar sem ferimentos. Mergulhadores e resgatistas dos Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio e Ibirama trabalharam nas buscas e no resgate.