O comentarista da bancada do Jornal da Mix, Pancho, fez uma pesquisa e encontrou o porquê de alguns aviões possuírem paraquedas, como é o caso da aeronave da Bella Janela que caiu em Massaranduba, no dia 29 de março.
O paraquedas que evitou ferimentos maiores nos tripulantes do Cirrus SR22, monomotor da empresa Bella Janela, foi providenciado depois que um dos donos da empresa morreu devido a um acidente aéreo. Esse fato fez com que providências fossem tomadas, como a acoplagem de paraquedas nos pequenos aviões.
De acordo com o portal Plane Aviation, o avião monomotor com paraquedas é um dos modelos de aeronaves mais populares no mercado, uma vez que oferece a praticidade de um monomotor, aliada com a segurança do paraquedas, principalmente, em casos de emergência. É uma alternativa para quem necessita realizar voos rápidos com cronogramas restritos.
Aviões comerciais não são equipados com paraquedas de emergência devido às circunstâncias desafiadoras que enfrentam em caso de uso.
A aeronave voa em altitudes muito elevadas e com grande velocidade, o que tornaria difícil o uso do paraquedas. Além disso, há o risco de falta de oxigênio. Um avião com capacidade para 200 pessoas exigiria equipamentos de paraquedismo que pesariam quase quatro toneladas e ocupariam muito espaço, o que é impraticável considerando o espaço já restrito na cabine.