Santa Catarina enviou nesta segunda-feira, 18, mais uma equipe do Corpo de Bombeiros para ajudar nas operações de resgate após as enchentes que devastaram várias cidades no Rio Grande do Sul.
Para esta terceira equipe, que será comandada pelo Capitão Fillipi Thiago Pamplona, do Batalhão de Blumenau, terão especialistas em Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC), Intervenções em Áreas Deslizadas (IAD) e Busca, Resgate e Salvamento com Cães (Cinotecnia). A terceira equipe contém integrantes das equipes de Força-Tarefa dos batalhões de Blumenau, Florianópolis, Balneário Camboriú e Chapecó.
Os binômios (dupla entre bombeiro militar e cão de busca) empregados nesta etapa serão o sargento Willian Valdeley com o cão Marley e o cabo Josclei Tracz e o cão Iron, ambos com vasta experiência em apoio a outros estados.
Equipes já enviadas
Entre os dias 06 e 17 de setembro foram empregados militares das equipes de Força-Tarefa com especialidade em Busca e Resgate em Inundações e Enxurradas (BRIE), bem como cinotécnicos, que são os bombeiros especialistas na busca com cães.
Até o momento, Santa Catarina enviou 80 bombeiros militares, cinco cães de busca, cinco embarcações, 11 viaturas 4×4, três caminhões, uma mini escavadeira, um helicóptero, uma viatura adaptada ao serviço de cães e drones para auxiliar nas operações de resgate no Rio Grande do Sul.