De acordo com o mais recente boletim emitido pelo Governo do Estado, as fortes chuvas em Santa Catarina impactaram 132 municípios desde a última semana, levando 67 deles a decretarem situação de emergência, como Blumenau, Indaial e Rio do Sul. Até o momento,duas mortes foram confirmadas, uma em Rio do Oeste e outra em Palmeira.
Situação em Taió
A cidade de Taió, no Alto Vale do Itajaí, enfrentou uma situação de emergência devido às fortes chuvas que atingiram a região no domingo, 9. As barragens de Taió e Ituporanga começaram a verter, resultando em inundações repentinas em várias partes da cidade.
Os bombeiros foram mobilizados para realizar operações de resgate, focando na evacuação de famílias em áreas de risco. A água atingiu um nível preocupante de 12,33 metros, ultrapassando os registros da enchente de 2011. Cerca de 200 pessoas foram desabrigadas, com a água atingindo o segundo andar das residências.
Reforços estão sendo enviados pelo governo estadual e por cidades vizinhas para auxiliar nos esforços de socorro.
Enchente em Rio do Sul
Rio do Sul enfrenta uma situação crítica devido às enchentes O nível do rio atingiu 10,65 metros às 4 horas da manhã desta segunda-feira, 9, levando a Defesa Civil a emitir um alerta urgente para que os moradores em áreas com previsão de atingir até 13 metros deixem suas casas.
Cerca de 1.100 pessoas foram realocadas para 22 abrigos, enquanto aproximadamente 2,3 mil residências foram impactadas e cerca de 7 mil pessoas estão desalojadas.
Imagens aéreas captadas pelo helicóptero da PRF mostram a extensão da inundação em Rio do Sul. A cidade enfrentou 82 ocorrências, incluindo alagamentos, deslizamentos de terra e quedas de árvores.
Reforço do Exército
O Exército mandou reforço importante para Blumenau neste fim de semana. Quatro veículos blindados vieram do Paraná, além de drones, botes e cerca de 250 militares chegaram à cidade para ajudar nos trabalhos durante a enchente.
O general da 14º Brigada, Marcio Trindade, esteve na Prefeitura de Blumenau para conversar com o prefeito Mário Hildebrandt e solicitou a criação de um posto avançado de comando junto ao 23º Batalhão de Infantaria.
Telefones úteis
Apesar da melhora no tempo nesta segunda-feira, 9, as operações da Defesa Civil seguem mobilizadas por conta do indicativo de mais chuva para o estado a partir da metade dessa semana. Permanece alto o risco de alagamentos e deslizamentos por conta dos volumes já registrados.
Em caso de emergências, entre em contato com os órgãos de segurança:
199 – DEFESA CIVIL
115 – SAMAE
192 – SAMU
193 – CORPO DE BOMBEIROS