A partir desta semana, Blumenau e outras 21 cidades de Santa Catarina terão acesso à tecnologia de quinta geração na faixa de 3,5 GHz.
Para que isso aconteça, cada prestadora de serviços de telecomunicações deverá instalar estações 5G ou ativar as já instaladas antecipadamente, seguindo um cronograma estabelecido pela agência reguladora e considerando o número de habitantes de cada cidade.
No entanto, os usuários que recebem as transmissões da TV aberta pela antena parabólica precisarão adaptar seus equipamentos para evitar interferências. Para isso, os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar um kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado.
Atualmente, 57% da população brasileira já tem acesso às estações de 5G, o que traz diversas vantagens, além da maior velocidade, como a redução do tempo de resposta da rede de telecomunicações, aumento da capacidade de dispositivos conectados simultaneamente em uma determinada área e a redução do consumo de energia, promovendo maior sustentabilidade.