Reprodução | Canva

“Todos Contra a Pobreza Menstrual”: campanha de arrecadação de absorventes segue até o final de maio em Blumenau

O coletivo feminino do polo de Blumenau da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lançou a terceira edição da campanha “Todos Contra a Pobreza Menstrual”, com o objetivo de arrecadar absorventes descartáveis para mulheres que não têm condições de comprar esse produto de higiene íntima.

Além disso, o objetivo é dar foco para esse assunto e combater a desinformação. A pobreza menstrual ocorre quando há falta de acesso a produtos de higiene pessoal adequados durante o período menstrual, devido a limitações financeiras, falta de infraestrutura e serviços de saneamento básico, ou falta de conhecimento sobre o assunto. Desde 2014, o dia 28 de maio é dedicado à conscientização global sobre a higiene menstrual, visando promover a educação menstrual e destacar a importância de atitudes positivas em relação à menstruação.

A campanha também prevê uma roda de conversa para falar sobre essas dificuldades e os desafios da menstruação no contexto da deficiência física, que foi realizado no dia 5 de maio.

Ponto de doação

A campanha segue até o dia 31 de maio e para doar os absorventes, basta levar os itens até à UFSC Blumenau, que fica na rua João Pessoa, número 2750, no bairro Velha, nas recepções dos blocos A e C, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h. Para pessoas de fora de Blumenau, ou que não podem se deslocar até a UFSC pessoalmente, é possível mandar entregar os absorventes no mesmo endereço.

“Todos Contra a Pobreza Menstrual”

Nas primeiras edições da campanha, realizadas em 2021 e 2022, foram arrecadados cerca de 5.000 absorventes descartáveis, que foram doados para a rede pública municipal de ensino de Blumenau para atender meninas que estudam do 5º ao 9º ano do ensino fundamental que frequentam instituições de contra turno escolar.

Este ano, os materiais arrecadados serão doados para instituições de Blumenau e região que atendem deficientes físicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *