A cidade do Rio de Janeiro completou no dia 1º de março, 458 anos desde a fundação em 1565, realizada por Estácio de Sá. Inicialmente, a cidade recebeu o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro com o objetivo de proteger o território contra qualquer forma de invasão de nações estrangeiras.
Com a chegada da família real portuguesa, no século XIX, a cidade passou a ser a capital da colônia portuguesa até 1960 quando a sede do governo foi transferida para Brasília. Hoje é um dos mais importantes centros econômicos, culturais e financeiros do país, sendo conhecido pelos seus cartões-postais.
Confira outros fatos que marcam o dia 1º de março:
Último show do Nirvana foi um desastre
Em 1º de março de 1994, a banda Nirvana realizava o que seria o último show no Terminal Einz, em Munique, na Alemanha. O local tinha capacidade para 3 mil pessoas, em um pequeno aeroporto.
A apresentação foi marcada por uma acústica ruim, falta de energia do público e cansaço do guitarrista, vocalista e líder da banda, Kurt Cobain.
Vídeos do show retratam que a energia dos fãs foi diminuindo durante o repertório, resultando no improviso da banda em criar versões acústicas de hits famosos como “My Best Friend’s Girl” do The Cars.
Outro ponto negativo para muitos foi a performance de Kurt Cobain, que aparentava desatenção e cansaço. Após esse show, o restante da turnê foi cancelada.
Aniversário do ex-presidente João Goulart
O dia 1º de março marca, também, o nascimento de João Goulart, em 1919 na cidade de São Borja, no Rio Grande do Sul. Em seus 20 anos, Jango (como era mais conhecido), iniciou na carreira política, assumindo em 1961 o cargo de presidência da república, após a renúncia de Jânio Quadros.
O governo foi marcado por instabilidade política e econômica, passando a sofrer oposição do Exército por simpatia ao movimento comunista. Com o golpe militar em 1964, se exilou no Uruguai, local em que foi vítima de um infarto 12 anos depois. Jango morreu com 47 anos.
Saiba mais sobre esses e outros fatos curiosos de 1º de março com o jornalista da Rádio Mix Blumenau, Stêvão Limana: