Reprodução

MIXPÉDIA 07.03 | Santo Tomás de Aquino e seu legado

Em 7 de março deste ano, completa-se 751 anos da morte do pai da escolástica, Santo Tomás de Aquino, na Itália. Ele foi um monge dominicano que estudou as obras de Aristóteles, Averróis e Maimônides, definindo três virtudes teológicas focadas em Deus, chamadas de fé, esperança e caridade.

Ele deixou um legado para a Teologia e Filosofia, escrevendo mais de 60 livros que destacavam a razão e a vontade humana. 

Aquino defendia o elo entre a filosofia pagã grega e a teologia cristã, formando o pensamento tomista e o tomismo aristotélico, por influência de Aristóteles. O religioso afirmava que o que existe em essência existe de alguma maneira, mesmo que ontologicamente.

Santo Tomás de Aquino faleceu em 1274 na Abadia de Fossanova. Foi proclamado Santo pelo Papa João XXII em 1323.

Diferenças entre São e Santo

Há uma classificação gramatical para cada uma das palavras. “São” é usado quando o nome é iniciado com uma consoante e “Santo” quando começa com uma vogal.

No caso de Tomás de Aquino, segundo alguns estudiosos católicos, isso se daria por conta da influência e importância dele na Igreja Católica, ficando fora da regra no consenso popular. 

Família real portuguesa chega ao Brasil

No dia 7 de março também foi o dia em que a família real portuguesa chegou ao Rio de Janeiro, em 1808, fugindo da Europa por conta da invasão de Portugal pelas tropas napoleônicas.

A cidade passou a ser a sede da monarquia lusitana, lugar em que a corte portuguesa permaneceu por 13 anos, sendo um marco histórico para o desenvolvimento do país.

Saiba mais sobre esses fatos curiosos de 7 de março com o jornalista da Rádio Mix Blumenau, Stêvão Limana:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *