O calendário Gregoriano foi promulgado pelo Papa Gregório XII no dia 24 de fevereiro de 1532, contrariando o calendário Juliano instaurado pelo Imperador romano Julio César 46 A.C. A mudança foi feita após análise de erro de cálculo.
Calculava-se que o dia tinha 11 minutos a menos do que nos dias de hoje, esse erro foi reajustado pelo calendário Gregoriano.
Confira fatos que marcam o dia 27 de fevereiro:
Caracaço, uma revolta popular
Um momento que marcou a história, aconteceu em 27 de fevereiro de 1989. Milhares de pessoas saíram às ruas da capital, e de cidades vizinhas, da Venezuela em repúdio ao pacote econômico que foi imposto pelo Governador Carlos Andrés Pérez.
Uma das causas principais foi o aumento do transporte coletivo em decorrência da alta no preço do combustível. A revolta culminou na vinda de Hugo Chávez e Nicolás Maduro, sucedendo a um regime que levou o país à ruína.
Primeira geração de Pokémon
O ano era 1996, quando foi lançada a primeira geração de games da série Pokémon, desenvolvidos pela Game Freak e publicados pela Nintendo.
Essa geração introduziu as 151 espécies originais de Pokémon, na região fictícia de Kanto. O jogo envolvia os conceitos básicos de capturar, treinar, lutar e trocar as espécies com jogadores de diversos lugares, até virar um mestre Pokémon.
11 anos da morte do escritor Moacyr Scliar
Moacyr Jaime Scliar nasceu em 23 de março de 1937 na capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, e se tornou um importante escritor brasileiro. Ele morreu aos 73 anos em sua cidade natal, após falência múltipla dos órgãos.
Formou-se em medicina, trabalhando como médico especialista em saúde pública e professor universitário. Escreveu diversos contos, romances, ensaios, literatura infanto-juvenil mas ficou mais conhecido por suas crônicas nos principais jornais do país. Publicou mais de 70 livros, traduzidos em 12 idiomas.
Foi o sétimo ocupante da cadeira 31 da Academia Brasileira de Letras e ganhou sete prêmios, como o Jabuti,em 1988, 1993. 2000 e 2009.
Saiba mais detalhes sobre esses fatos abaixo com o jornalista da Rádio Mix Blumenau, Stêvão Limana: