Em um mergulho na linha do tempo, o dia 28 de agosto marcou uma série de eventos, conquistas e lançamentos na história do Brasil e do mundo. Confira esses fatos curiosos:
1893 – Invenção da Pepsi-Cola
No dia 28 de agosto de 1893, a Pepsi-Cola foi inventada por Caleb Bradham em sua farmácia em New Bern, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Originalmente chamada de “Brad’s drink”, a bebida foi renomeada como Pepsi-Cola mais tarde em homenagem à enzima digestiva pepsina e às nozes de cola utilizadas na receita.
1903 – Fundação da Harley-Davidson Motor Company
Neste dia, a Harley-Davidson Motor Company foi fundada, marcando o início de uma icônica marca de motos dos Estados Unidos. A Harley-Davidson se tornou não apenas um meio de transporte, mas também um símbolo de estilo de vida e liberdade para muitos fãs da marca.
1941 – Assassinato de Judeus em Kamenets Podolsk
Mais de 23 mil judeus de origem húngara foram assassinados pela Gestapo, a polícia secreta do governo nazista, em Kamenets Podolsk, na Ucrânia, em um dia como o de hoje, 28 de agosto, mas de 1941. Esse foi um dos episódios mais trágicos da Segunda Guerra Mundial. Ao todo, mais de 600 mil judeus foram assassinados na Ucrânia ao final da guerra.
1963 – “Eu Tenho um Sonho”
No dia 28 de agosto de 1963, Martin Luther King Jr. proferiu seu famoso discurso “Eu Tenho um Sonho” nos degraus do Memorial Lincoln em Washington, DC, durante a “Marcha sobre Washington por Empregos e Liberdade”. Os manifestantes – pretos e brancos, pobres e ricos – se reuniram na capital do país para exigir direitos de voto e igualdade de oportunidades para os afro-americanos e apelar pelo fim da segregação racial e a discriminação. O discurso é um das falas mais inspiradoras e memoráveis da história dos direitos civis.
1986 – Tina Turner na Calçada da Fama
A cantora Tina Turner recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood neste dia em 1986, aos 46 anos. Ela é reconhecida como uma das maiores artistas musicais de todos os tempos e é conhecida por sucessos como “What’s Love Got to Do with It” e “Proud Mary”.
2020 – Morte de Chadwick Boseman
Chadwick Boseman, famoso por seu papel como o super-herói Pantera Negra no Universo Cinematográfico Marvel, morreu em 28 de agosto de 2020 aos 43 anos, depois de uma batalha de quatro anos contra o câncer de cólon. Um de seus últimos papéis foi no filme Destacamento Blood (2020), produção da Netflix dirigida por Spike Lee.