Em 2023, a Polícia Civil de Santa Catarina prendeu 4.875 pessoas, por meio de cumprimento de mandado de prisão. O dado foi divulgado na última semana pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Santa Catarina.
O número de pessoas presas representa um recorde de crescimento no número de mandados cumpridos, que foi de 61,21%. O cruzamento de dados, analisados de janeiro a outubro deste ano, apontou ainda que 58,87% dos presos têm idades entre 25 e 44 anos, sendo que 89,9% são homens.
Apenas nos últimos sete dias antes da divulgação dos dados, a Polícia Civil prender 67 pessoas por por meio de cumprimento de mandado de prisão, em 43 cidades. Em relação a homicídios, a variação anual indicou queda de 4,57% em Santa Catarina se comparado ao ano passado.
Apreensão de drogas
A Polícia Civil também ampliou consideravelmente as apreensões de drogas em Santa Catarina nestes primeiros dez meses do ano. A apreensão de cocaína aumentou 182%; a de crack em 72%; a de ecstasy que bateu recorde nacional e foi de 3.091%. A apreensão de cocaína que também apresentou alta de 182% em relação ao mesmo período do ano passado e a de crack subiu em cerca de 72%.